[Índice da seção]
BONDE DE DOIS ANDARES - CORREÇÃO
17/04/2008
Roberto Medeiros Perelló - Porto Alegre/RS
|
|
EM DEFESA DA HISTÓRIA DA NOSSA TERRA, ENVIEI O SEGUINTE EMAIL PARA ZERO HORA:
Senhor Redator
No caderno ''Porto Alegre-360º-Orgulho da Capital'',encartado na edição de hoje (26/03/2008) da Zero Hora, deparei-me na página 7, canto inferior direito, a nota sobre ''BONDE DE DOIS ANDARES'', que a meu parecer tem duas incorreções.
A nota diz textualmente:
''Porto Alegre foi a única cidade do Brasil a utilizar no início do século 19, bondes de dois andares, apelidados de Imperiais''
As incorreções, segundo o meu entendimento são:
1º Os bondes (elétricos) de dois andares são do início do século 20. Os bondes do século 19 eram tracionados a burro, e foram implantados na segunda metade do referido século;
2º A cidade de Pelotas também teve bonde de dois andares, como pode ser observado na foto em anexo, datada de 1922. O bonde aparece no canto superior direito, e também era conhecido como Imperial.
A minha preocupação com a correção deve-se, a que provavelmente estes cadernos, como outros da Zero Hora, servirão como fonte de dados para trabalhos escolares.
Grato pela atenção
Praça da República (Coronel Pedro Osório), 1922 - (Foto: Divulgação Pelotas Memória)
Belíssimo site para matar a saudade e reascender a chama “Orgulho de ser pelotense”!!! Continuem sempre porque tem muito ainda ... Abraços.
Maria do Carmo Mansur Castanheira Scholl – Médica
Blumenau/SC
Gostaria de saber a data de extinção dos bondes em Pelotas.
Jair Vinhas Figueiredo – Comerciante Passo Fundo/RS
>> Informação do site: Os bondes circularam em Pelotas até abril de 1955. Indicamos sobre o assunto a leitura da página: http://www.novomilenio.inf.br/santos/bonden36.php .
Atenção: (*) indica preenchimento obrigatório!
|