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Antonio Caringi (Pelotas, 25/05/1905 - Pelotas, 30/05/1981) foi um escultor brasileiro, considerado o maior estatuário da história da arte no Rio Grande do Sul.
Antonio Caringi, nascido em Pelotas a 25 de maio de 1905, filho de Antonio Caringi e Josephina Sicca, fez estudos primário e ginasial em Bagé, na campanha gaúcha, e desde cedo mostrou aptidão para a arte.
Em 1918, acompanhando a família, mudou-se para Porto Alegre, onde se graduou em Ciências e Letras.
Em 1923 começou a estudar Química Industrial na Escola de Engenharia da UFRGS onde apenas cursou algumas disciplinas.
Em 1925 participou expondo seus trabalhos no Salão de Outono em Porto Alegre
![](artigo24-ft01.jpg) Na Europa
Em 1928, embarcou para a Europa para assumir o cargo de adido cultural no consulado brasileiro em Munique e estudar arte na Academia de Belas Artes desta cidade. Aí teve aulas com os escultores Hermann Hahn e Hans Stangl. Como adido consular ainda exerceu cargos diplomáticos em vários países europeus.
Em 1934, voltou ao Brasil, para concorrer e vencer o concurso para a estátua eqüestre do general Bento Gonçalves, inaugurada em Porto Alegre, em 1935, na comemoração do centenário da Revolução Farroupilha.
Retornou à Europa em l936, indo para Berlim, onde especializou-se em plástica monumental com Arno Breker. Concluídos seus estudos na Alemanha, mudou-se para Roma.Empreendeu nessa época diversas viagens, sempre a estudos, visitando países como a Dinamarca, a Suécia, a França e os Países Balcânicos, detendo-se em estudos clássicos na Itália, na Grécia e na Turquia.
![](artigo24_ft02.jpg) O retorno
Em 1940, em andamento na Europa a Segunda Guerra Mundial, decidiu voltar definitivamente ao Brasil, residindo em Porto Alegre. A partir de então, esculpiu vários monumentos significativos para o patrimônio artístico do Rio Grande do Sul.
Em 1942 mudou residência para Pelotas, sua cidade natal, e casou-se com a poetisa pelotense Noemi Assumpção Osório, com quem teve seis filhos: Fernanda, Antônia, Leonardo, Ângela, Glória e Rita.
Lecionou de 1952 a 1980 a disciplina de Escultura na Escola de Belas Artes de Pelotas, atual Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal de Pelotas.
Seu último trabalho ao ar livre, inaugurado em 1977, foi uma homenagem a Raul Pilla.
Cabe destacar que a maioria das obras de grande porte foi consagrada através da participação em concursos, sendo vencedor de onze concursos no Brasil.
Conhecido como o “escultor dos pampas”, Caringi privilegiou em seus trabalhos temas regionais, ligados à história e à cultura riograndenses.
Morreu em 30 de maio de 1981 na cidade de Pelotas, aos 76 anos.
DISTINÇÕES
Caringi costumava afirmar que a escultura não dava recolhecimento ao artista. Entretanto, contrariando a regra, recebeu ainda em vida inúmeras medalhas, condecorações e prêmios, como:
- o Primeiro Grande Prêmio de Escultura da Sociedade Felipe de Oliveira, no Rio de Janeiro, em 1933, quando ainda residia na Europa;
- a Menção Honrosa da Academia de Belas Artes de Munique, em 1934;
- a Medalha de Ouro e Prata do Salão de Belas Artes do Rio de Janeiro, em 1938;
- a Grande Medalha de Ouro no II Salão do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, em 1940;
- a Medalha do Mérito Tamandaré;
- a Medalha João Simões Lopes Neto, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em 1977;
- o Troféu Pelotas Desenvolvimento Integral, da Prefeitura Municipal de Pelotas;
- e a Medalha do Mérito Universitário, por ocasião da sua aposentadoria como Professor de Escultura do Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal de Pelotas, em 1980.
OBRAS
Inicialmente, citamos com imagens as seguintes obras:
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Monumento ao General Bento Gonçalves, de 1935,
instalado inicialmente no Parque Farroupilha,
hoje se encontra na Av. João Pessoa ao lado da Praça Piratini em Porto Alegre
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Monumento em homenagem ao Sentinela Farroupilha,
também conhecido como o Bombeador,
de 1935,
na Praça Vinte de Setembro em Pelotas
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Túmulo do general Daltro Filho, o soldado e o gaúcho, de 1941,
no cemitério da Santa Casa em Porto Alegre.
Daltro Filho vestido de gaúcho posa ao lado de um soldado
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Monumento ao bispo Dom Joaquim Ferreira de Mello, de 1942,
inicialmente localizado no Parque D. Antonio Zattera
foi transferido para a Avenida Dom Joaquim, em Pelotas
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Grupo funerário Oferenda, de 1942, no cemitério de Pelotas.
Túmulo de seus pais falecidos naquele ano, e do próprio escultor e sua mulher,
ele sepultado em 1981 e ela, em 1993
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Herma do Barão de Mauá no hall do Ed. da Associação Comercial de Pelotas
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Monumento ao Almirante Saldanha da Gama, de 1946,
na Praça Alm. Saldanha da Gama (Leblon/Ipanema), no Rio de Janeiro
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Monumento a J.J. Seabra, de 1948, na Praça da Inglaterra em Salvador / Bahia
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Monumento Nacional ao Imigrante, em Caxias do Sul, de 1954,
mediante concurso público.
Abaixo das esculturas foi construída uma cripta, que abriga o Espaço Cultural Antônio Caringi,
dando lugar a exposições temáticas temporárias
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Monumento ao Coronel Pedro Osório, de 1954, na Praça Cel. Pedro Osório em Pelotas
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Três Idades do Trabalho, de l953, relevo em bronze que pertence ao monumento ao
Coronel Pedro Osório
e se desenvolve de modo contínuo ao longo da base cônica de granito.
Mede 1m de altura e 5m de
comprimento. A alegoria se refere às atividades socioeconômicas
do homenageado passando
pela pecuária, orizicultura, indústria e comércio
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Herma de Getúlio Vargas, de 1955, localizada na Praça Xavier Ferreira em Rio Grande/RS.
Bustos como este, todos datados em 1955, foram instalados em Bagé, Canguçu,
Jaguarão, Passo Fundo, no átrio do Palácio Piratini e no átrio da Prefeitura de Porto Alegre
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Monumento ao Expedicionário, de 1957, no Parque Farroupilha,
em frente ao Colégio Militar de Porto Alegre, mediante concurso público
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Estátua do Laçador, de 1958, um dos símbolos de Porto Alegre, mediante concurso público.
Serviu-lhe de modelo o folclorista Paixão Cortes. É a obra que lhe deu maior reconhecimento.
Na instalação original na Praça do Bombeiro, na entrada de Porto Alegre pela BR-116,
o monumento de 4,45m e 3,8 toneladas ficou durante 49 anos. Em 2007,
mudou-se para o Sítio do Laçador, em frente ao antigo terminal do Aeroporto Salgado Filho
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Monumento ao Colono, de 1958, na praça 1° de Maio, conhecida como Praça do Colono, em Pelotas.
Almiro Buss, na época subprefeito distrital e posteriormente vereador em Pelotas e
Prefeito em Arroio do Padre, teria servido de modelo ao escultor
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Herma do Padre Agostinho Scholl, de 1958, na frente da E. E. de E. Fundamental
Nossa Sra. Medianeira no Círculo Operário Pelotense
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Herma do Dr. Luiz Pereira Lima, de 1958, na Praça Piratinimo de Almeida em Pelotas
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Monumento às Mães, de 1959, na Praça Cel. Pedro Osório em Pelotas,
tem a imagem da mulher de Caringi, a poetisa Noemi de Assumpção Osório
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Banhista, de 1960, no MARGS em Porto Alegre
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Monumento às Mães, de 1963, na Praça Getúlio Vargas no Alegrete / RS
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Monumento à Anita Garibaldi, em frente ao Museu Anita Garibaldi em Laguna,
Santa Catarina, de 1964, mediante concurso público
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Monumento ao Doutor José Brusque, médico cirurgião, de 1968,
na Praça Coronel Pedro Osório em Pelotas
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Monumento a Gaspar Silveira Martins, de 1969, na Praça Silveira Martins em Bagé / RS
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Monumento à Loureiro da Silva, de 1974, em Porto Alegre, está instalado agora em frente
à sede da Câmara Municipal de Porto Alegre, em área do recuo na Avenida Loureiro da Silva
Cabe ainda destacar as seguintes obras:
- Monumento funerário ao Dr. Maurício Cardoso, de 1940, no cemitério da Santa Casa em Porto Alegre.
- Busto de Velha Camponesa Bávara, de 1940, na Pinacoteca APLUB em Porto Alegre.
- Herma do Dr. Augusto Duprat, de 1943, na Praça Xavier Ferreira em Rio Grande.
- Cabeça de Índio Charrua, de 1944, na Pinacoteca APLUB em Porto Alegre.
- Herma de André Puente, de 1958, na Praça da Matriz em Porto Alegre.
- Herma de Alberto Bins, de 1959, no Parque Farroupilha em Porto Alegre.
- Herma de Fernando Chagas Riet, de 1961, na Secretaria da Agricultura em Porto Alegre.
- Herma de João Batista Fico, de 1962, na PraçaGaspar Silveira Martins em Bagé.
- Herma de Alcides Maia, de 1963, na Praça Gal. Daltro Filho em Porto Alegre.
- Cabeça de Assis Chateaubriand, de 1969, na TVE em Porto Alegre.
- Herma de Oswaldo Vergara, de 1974, na Praça da Matriz em Porto Alegre.
- O Cristo Crucificado, de 1976, sua penúltima obra, está exposta na Capela dos Jesuítas em Porto Alegre.
- Herma de Raul Pilla, de 1977, foi seu último trabalho ao ar livre, instalado na Praça Raul Pilla em Porto Alegre. Por vandalismo, foi furtado o busto em bronze.
Finalmente, além do acervo da família Caringi, inúmeras peças de pequeno e médio porte foram adquiridas por particulares espalhados por diversas cidades do Brasil. Obras suas figuram em galerias oficiais e particulares de Munique, Berlim, Nápoles, Detroit, Nova Iorque, Montevidéu, Buenos Aires e de cidades em outros países.
LIVROS
Para saber mais da vida e obra de Antonio Caringi há os seguintes livros:
Caringi (Trabalhos produzidos entre 1934-1944)
Sociedade Felipe de Oliveira
Porto Alegre, Ed. Globo, 1944
A escultura de Antônio Caringi – Conhecimento, Técnica e Arte.
Antonina Zulema Paixão
Pelotas, Ed. Universitária UFPel, 1988
Antônio Caringi – O escultor do Rio Grande do Sul em seu centenário
Rodrigues Till
Porto Alegre, Ed. Evangraf, 2005
Antônio Caringi – O escultor dos pampas
Luiz Antônio de Assis Brasil e Paulo Gomes
Fotos de Eurico Salis
Porto Alegre, Ed. Nova Prova, 2008
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Parabéns pelo histórico feito em homenagem ao nosso grande mestre da escultura, Antônio CARINGI.
Vinícius Ribeiro – Escultor
São Luiz Gonzaga / RS
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