COMPRAS
Pelotas teve no comércio do charque a base promotora do seu desenvolvimento social, político e cultural. O mesmo
comércio que levou o charque, trouxe o sal e o açúcar. E trouxe tudo mais que a sociedade nascente demandava.
Hoje com mais de 330 mil habitantes, sendo um pólo regional, a cidade oferece uma grande rede de comércio e serviços,
com facilidades e atencioso atendimento de cidade pequena.
Despertam o interesse do turista malhas, artigos de couro e peles, antiguidades e artesanato, por preços muito razoáveis.
O comércio de antiguidades está distribuído em dezenas de antiquários, os quais possuem pratarias, cristais, porcelana, móveis e outros,
que remontam ao século XIX. Estas peças recolhidas em Pelotas e região também podem ser encontradas em feiras montadas nos fins de semana em espaços públicos.
As raízes da produção artesanal estão ligadas ao período da ocupação do território pelos portugueses com a contribuição de indígenas nas instalações das fazendas e de africanos nas charqueadas. Os principais materiais dos primeiros tempos são couro, peles, lã, chifre, e madeira. Porém, outros tipos de artesanato também merecem destaque desenvolvidos posteriormente com influências de novas etnias coloniais. Novos materiais e técnicas foram incorporados em barro, tecidos, porcelana e sintéticos. Destaque especial para os doces artesanais de Pelotas que mereceram um capítulo em separado neste site.
|