| << Página anterior   MUSEUS Museu Municipal Parque Da Baronesa: Ocupa antiga residência dos Barões dos Três Cerros,  adquirida pelo Coronel Aníbal Antunes Maciel em 10 de junho de 1863 e
 presenteada em 1864 a  seu filho Aníbal, por ocasião de seu casamento com Amélia Hartley de Brito. O  Parque de 7 hectares  foi doado ao município em 1978 e o Solar foi transformado em museu de costumes  com o nome de Museu Municipal Parque da Baronesa no ano de 1982. Neste local  encontramos registrada toda a opulência vivida por Pelotas durante o século XIX  até o início do século XX. Valores e riquezas foram preservados num acervo que  conta com objetos como: mobília de mogno, pratarias, esculturas, quadros,  enxovais ricamente bordados, vestuário de época, leques, baús e bibelôs. As  peças mostradas no museu fazem parte do acervo doado pela família Antunes  Maciel, por Adail Bento da Costa, artista e colecionador pelotense, e pela  coleção de Dona Antonia Sampaio.
 Endereço: Av. Domingos de Almeida, 1490.
 Museu De Ciências Naturais Carlos  Ritter: É um órgão do Instituto de Biologia da  Universidade Federal de Pelotas e está localizado na Rua Barão de Santa Tecla,  576. Atua como plataforma de divulgação científica para a comunidade  de Pelotas e região.
 O acervo do museu conta com  numerosas espécies de aves, mamíferos, répteis e insetos, assim dispostos:
 
            Coleção Entomológica, com cerca de 4500 animais; Mosaicos Entomológicos, com três mosaicos formados por centenas de       insetos que formam o desenho de fachadas de prédios históricos de Pelotas       e de brasões, de autoria do próprio Carlos Ritter; Coleção Ictiológica, não muito ampla; Coleção Herpetológica, que consiste em uma série de répteis       conservados de diversas maneiras; Coleção Ornitológica, composta de mais ou menos 550 aves       taxidermizadas; Coleção Mastozoológica, composta por 40 peças taxidermizadas; Coleção Paleontológica, composta por material fóssil; Coleção Osteológica, que consiste em uma série de  esqueletos de animais presentes na região.  Museu De Arte Leopoldo Gotuzzo:  É uma extensão da  Universidade Federal de Pelotas. Além, dos quadros de Leopoldo Gotuzzo,  reconhecido como o mais importante pintor pelotense, o acervo também é composto  por outros artistas nacionais e internacionais.
 Museu Histórico da  Biblioteca Pública Pelotense:É um departamento da Biblioteca  Pública Pelotense, entidade não governamental. Apresenta no seu acervo peças de  mineralogia, numismática, filatelia, pinacoteca, escultura, arquitetura  (maquetes), armas, documentos e jornais.
 Museu Do Charque: Localizado na Charqueada Santa Rita, seu acervo é  composto por reproduções do artista plástico Danúbio Gonçalves, fotografias,  objetos de época, livros e uma maquete de charqueada.
 As reproduções de Danúbio compõem a série de xilografias  “Xarqueadas” produzidas no ano de 1953. O artista cedeu ao museu as gravuras e  os desenhos, alguns a lápis, outros em bico de pena, sendo alguns aquarelados,  de seus cadernos de estudos, que deram origem à série de gravuras, registros  feitos a partir da observação do processo produtivo artesanal do charque na  última charqueada em atividade em Bagé.
 Museu Histórico  Helena Assumpção de Assumpção:Localizado na Granja Santa Helena no Laranjal, seu acervo está dividido nos seguintes  setores: Objetos; Móveis e Utensílios; Vestuários; Documentação Histórica;  Fotografias.
 Casa Museu Estância do Laranjal:Antiga casa de estância transformada em Casa Museu, abriga em seu  interior mobiliário original, objetos e documentos que nos fazem viajar no  tempo e mergulhar no passado. Desta propriedade, antigamente com 13 mil  hectares, saíram os revolucionários farroupilhas para atacar São José do Norte.  Conta também com bela paisagem da Laguna dos Patos e sua mata nativa.  Localizada na Av. Adolfo Fetter, nº 5.000.
 Museu Etnográfico da Colônia Maciel:Localizado na  zona rural, na Vila Maciel, com acesso pela BR-392, pode ser contatado pelo  telefone 953) 3227-1475. Acervo referente à cultura colonial composto com objetos de uso pessoal,  utensílios domésticos e de trabalho, maquinaria ,equipamentos e fotografias.
 Museu Farmacêutico Moura:Acervo  de mais de 3000 peças registra a evolução da indústria farmacêutica em Pelotas  e no mundo, e também a história do medicamento na evolução do homem, em  modernas instalações, na zona central da cidade. Oferece ao público um arquivo  histórico, com aproximadamente 1.000 documentos iconográficos e manuscritos  sobre a história das farmácias e laboratórios em Pelotas, além de recortes de  jornal, fotografias, impressos e almanaques dos laboratórios farmacêuticos.  Dispõe de biblioteca, com obras do séc. XIX e XX que versam sobre a manipulação  de medicamentos e botânica. O farmacêutico José Gilberto Perez de Moura é seu  idealizador e mantenedor.
 Endereço:  Praça  Sete de Julho, 36, Sala 101
 Telefone:  (53) 2128-2162
 Email: falecom@demoura.far.br
 Site: www.museufarmaceuticomoura.com.br
 Museu Virtual de Urologia:O museu oferece ao público, via Internet, a  Coleção Jorge Isaacsson que possui  um acervo de materiais e livros antigos referentes a Urologia que foram  recolhidos durante a vida profissional deste médico.
 Site: www.colecaojorgeisaacsson.com.br
 |