[Índice da seção]

     OS TROPEIROS E AS CHARQUEADAS PELOTENSES
     15/02/2011
     Bruno Martins Farias

As tropas de animais chegadas à Tablada de Pelotas em listas publicadas no DIARIO POPULAR entre 01/04/1891 e 26/06/1900

     No Arquivo Histórico da Biblioteca Pública Pelotense é possível consultar as primeiras edições do Diário Popular, jornal que é impresso desde 1890 até hoje. Muitos desses exemplares tão antigos estão literalmente se despedaçando, e correm o sério risco de se perder à medida que o tempo passa e eles não são digitalizados. Material preciosíssimo, que traz importantes informações sobre como a cidade era naquela época, entre elas a respeito do movimento tropeiro em direção ao município de Pelotas.


Conduzindo uma boiada, Rio Grande do Sul Impressões do Brazil no Seculo Vinte, editada em 1913 e impressa na Inglaterra por Lloyd's Greater Britain Publishing Company,
www.imagenshistoricas.blogspot.com

     Algumas edições publicadas entre 01/01/1891 e 26/06/1900 foram consultadas aleatoriamente, afim de se saber mais sobre as tropas que chegavam à Princesa do Sul no final do século XIX. Quase todos os dias entravam algumas centenas de cabeças de gado vacum no Logradouro Público, e essas entradas ficaram registradas na publicação durante esse período. Nos dias em que o clima impedia os trabalhos, o fluxo das tropas ficava paralisado. Em 10/05/1891, por exemplo, foi publicado que na data anterior “Devido ao mau tempo hoje, não houve movimento”.


Charqueada de Junius Brutus Cássio de Almeida – Site Google Imagens

      Antecede a lista das tropas que chegaram à Tablada o desenho de uma rês em perfil. As listas relacionavam diariamente o local de origem de cada tropa, assim como o tropeiro responsável por ela (ou, em outros casos, o seu dono), o número de animais transportado e o valor pago por unidade para cada uma dessas tropas vendidas aos charqueadores na Tablada.
     Também chamam a atenção dois anúncios publicados em diferentes datas de 1891. Um deles avisa sobre uma firma que comprava gado para invernar, ou seja, para engordar após a longa viagem e assim obter seu lucro – quanto mais o animal pesasse, mais ele valia. E a outra propaganda oferecia os serviços de venda de gado comissionada na Tablada.
      Apenas algumas edições foram pesquisadas, e nem todas as tropas estão relacionadas abaixo. E nas edições anteriores, de 1890, nenhum registro desse tipo foi encontrado. Confira algumas amostras colhidas em 24/11/2010:

          Muito interessante o trabalho. Descobri por acaso, olhando os arredores da cidade, através do Google Maps. Lindas as fotos da Estância da Palma.
Geraldo Souza Moraes – Servidor Público Federal
Pelotas / RS

          Parabéns pelo trabalho...Me ajudou muitíssimo no sentido de preparar roteiro para conhecer lugares do RS. Abraço Bruno.
Ildo Costa Nunes – Aposentado
São Lourenço do Sul / RS

 

Atenção: (*) indica preenchimento obrigatório!

Nome completo*:
(sem abreviar)
Profissão*:
Cidade*:    Estado*:
Email*:
(seu email NÃO será divulgado)
Comentário*:

 

[Índice da seção]
Webdesign e hospedagem por AMS Public