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     ANTÔNIO CARINGI
     15/10/2012
     Pedro Luís Monti Prietto

    Antonio Caringi (Pelotas, 25/05/1905 - Pelotas, 30/05/1981) foi um escultor brasileiro, considerado o maior estatuário da história da arte no Rio Grande do Sul.

    Antonio Caringi, nascido em Pelotas a 25 de maio de 1905, filho de Antonio Caringi e Josephina Sicca, fez estudos primário e ginasial em Bagé, na campanha gaúcha, e desde cedo mostrou aptidão para a arte.
    Em 1918, acompanhando a família, mudou-se para Porto Alegre, onde se graduou em Ciências e Letras.
    Em 1923 começou a estudar Química Industrial na Escola de Engenharia da UFRGS onde apenas cursou algumas disciplinas.
     Em 1925 participou expondo seus trabalhos no Salão de Outono em Porto Alegre

     Na Europa

     Em 1928, embarcou para a Europa para assumir o cargo de adido cultural no consulado brasileiro em Munique e estudar arte na Academia de Belas Artes desta cidade. Aí teve aulas com os escultores Hermann Hahn e Hans Stangl. Como adido consular ainda exerceu cargos diplomáticos em vários países europeus.
     Em 1934, voltou ao Brasil, para concorrer e vencer o concurso para a estátua eqüestre do general Bento Gonçalves, inaugurada em Porto Alegre, em 1935, na comemoração do centenário da Revolução Farroupilha.
    Retornou à Europa em l936, indo para Berlim, onde especializou-se em plástica monumental com Arno Breker. Concluídos seus estudos na Alemanha, mudou-se para Roma.Empreendeu nessa época diversas viagens, sempre a estudos, visitando países como a Dinamarca, a Suécia, a França e os Países Balcânicos, detendo-se em estudos clássicos na Itália, na Grécia e na Turquia.

     O retorno

     Em 1940, em andamento na Europa a Segunda Guerra Mundial, decidiu voltar definitivamente ao Brasil, residindo em Porto Alegre. A partir de então, esculpiu vários monumentos significativos para o patrimônio artístico do Rio Grande do Sul.
     Em 1942 mudou residência para Pelotas, sua cidade natal, e casou-se com a poetisa pelotense Noemi Assumpção Osório, com quem teve seis filhos: Fernanda, Antônia, Leonardo, Ângela, Glória e Rita.
     Lecionou de 1952 a 1980 a disciplina de Escultura na Escola de Belas Artes de Pelotas, atual Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal de Pelotas.
     Seu último trabalho ao ar livre, inaugurado em 1977, foi uma homenagem a Raul Pilla.
      Cabe destacar que a maioria das obras de grande porte foi consagrada através da participação em concursos, sendo vencedor de onze concursos no Brasil.
      Conhecido como o “escultor dos pampas”, Caringi privilegiou em seus trabalhos temas regionais, ligados à história e à cultura riograndenses.
      Morreu em 30 de maio de 1981 na cidade de Pelotas, aos 76 anos.

      DISTINÇÕES

      Caringi costumava afirmar que a escultura não dava recolhecimento ao artista. Entretanto, contrariando a regra, recebeu ainda em vida inúmeras medalhas, condecorações e prêmios, como:

  • o Primeiro Grande Prêmio de Escultura da Sociedade Felipe de Oliveira, no Rio de Janeiro, em 1933, quando ainda residia na Europa;
  • a Menção Honrosa da Academia de Belas Artes de Munique, em 1934;
  • a Medalha de Ouro e Prata do Salão de Belas Artes do Rio de Janeiro, em 1938;
  • a Grande Medalha de Ouro no II Salão do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, em 1940;
  • a Medalha do Mérito Tamandaré;
  • a Medalha João Simões Lopes Neto, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em 1977;
  • o Troféu Pelotas Desenvolvimento Integral, da Prefeitura Municipal de Pelotas;
  • e a Medalha do Mérito Universitário, por ocasião da sua aposentadoria como Professor de Escultura do Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal de Pelotas, em 1980.

     OBRAS

     Inicialmente, citamos com imagens as seguintes obras:


Monumento ao General Bento Gonçalves, de 1935,
instalado inicialmente no Parque Farroupilha,
hoje se encontra na Av. João Pessoa ao lado da Praça Piratini em Porto Alegre


Monumento em homenagem ao Sentinela Farroupilha,
também conhecido como o Bombeador, de 1935,
na Praça Vinte de Setembro em Pelotas


Túmulo do general Daltro Filho, o soldado e o gaúcho, de 1941,
no cemitério da Santa Casa em Porto Alegre.
Daltro Filho vestido de gaúcho posa ao lado de um soldado


Monumento ao bispo Dom Joaquim Ferreira de Mello, de 1942,
inicialmente localizado no Parque D. Antonio Zattera
foi transferido para a Avenida Dom Joaquim, em Pelotas


Grupo funerário Oferenda, de 1942, no cemitério de Pelotas.
Túmulo de seus pais falecidos naquele ano, e do próprio escultor e sua mulher,
ele sepultado em 1981 e ela, em 1993


Herma do Barão de Mauá no hall do Ed. da Associação Comercial de Pelotas


Monumento ao Almirante Saldanha da Gama, de 1946,
na Praça Alm. Saldanha da Gama (Leblon/Ipanema), no Rio de Janeiro


Monumento a J.J. Seabra, de 1948, na Praça da Inglaterra em Salvador / Bahia


Monumento Nacional ao Imigrante, em Caxias do Sul, de 1954, mediante concurso público.
Abaixo das esculturas foi construída uma cripta, que abriga o Espaço Cultural Antônio Caringi,
dando lugar a exposições temáticas temporárias


Monumento ao Coronel Pedro Osório, de 1954, na Praça Cel. Pedro Osório em Pelotas


Três Idades do Trabalho, de l953, relevo em bronze que pertence ao monumento ao
Coronel Pedro Osório e se desenvolve de modo contínuo ao longo da base cônica de granito.
Mede 1m de altura e 5m de comprimento. A alegoria se refere às atividades socioeconômicas
do homenageado passando pela pecuária, orizicultura, indústria e comércio


Herma de Getúlio Vargas, de 1955, localizada na Praça Xavier Ferreira em Rio Grande/RS.
Bustos como este, todos datados em 1955, foram instalados em Bagé, Canguçu,
Jaguarão, Passo Fundo, no átrio do Palácio Piratini e no átrio da Prefeitura de Porto Alegre


Monumento ao Expedicionário, de 1957, no Parque Farroupilha,
em frente ao Colégio Militar de Porto Alegre, mediante concurso público


Estátua do Laçador, de 1958, um dos símbolos de Porto Alegre, mediante concurso público.
Serviu-lhe de modelo o folclorista Paixão Cortes. É a obra que lhe deu maior reconhecimento.
Na instalação original na Praça do Bombeiro, na entrada de Porto Alegre pela BR-116,
o monumento de 4,45m e 3,8 toneladas ficou durante 49 anos. Em 2007,
mudou-se para o Sítio do Laçador, em frente ao antigo terminal do Aeroporto Salgado Filho


Monumento ao Colono, de 1958, na praça 1° de Maio, conhecida como Praça do Colono, em Pelotas.
Almiro Buss, na época subprefeito distrital e posteriormente vereador em Pelotas e
Prefeito em Arroio do Padre, teria servido de modelo ao escultor


Herma do Padre Agostinho Scholl, de 1958, na frente da E. E. de E. Fundamental
Nossa Sra. Medianeira no Círculo Operário Pelotense


Herma do Dr. Luiz Pereira Lima, de 1958, na Praça Piratinimo de Almeida em Pelotas


Monumento às Mães, de 1959, na Praça Cel. Pedro Osório em Pelotas,
tem a imagem da mulher de Caringi, a poetisa Noemi de Assumpção Osório


Banhista, de 1960, no MARGS em Porto Alegre


Monumento às Mães, de 1963, na Praça Getúlio Vargas no Alegrete / RS


Monumento à Anita Garibaldi, em frente ao Museu Anita Garibaldi em Laguna,
Santa Catarina, de 1964, mediante concurso público


Monumento ao Doutor José Brusque, médico cirurgião, de 1968,
na Praça Coronel Pedro Osório em Pelotas


Monumento a Gaspar Silveira Martins, de 1969, na Praça Silveira Martins em Bagé / RS


Monumento à Loureiro da Silva, de 1974, em Porto Alegre, está instalado agora em frente
à sede da Câmara Municipal de Porto Alegre, em área do recuo na Avenida Loureiro da Silva

     Cabe ainda destacar as seguintes obras:

  • Monumento funerário ao Dr. Maurício Cardoso, de 1940, no cemitério da Santa Casa em Porto Alegre.
  • Busto de Velha Camponesa Bávara, de 1940, na Pinacoteca APLUB em Porto Alegre.
  • Herma do Dr. Augusto Duprat, de 1943, na Praça Xavier Ferreira em Rio Grande.
  • Cabeça de Índio Charrua, de 1944, na Pinacoteca APLUB em Porto Alegre.
  • Herma de André Puente, de 1958, na Praça da Matriz em Porto Alegre.
  • Herma de Alberto Bins, de 1959, no Parque Farroupilha em Porto Alegre.
  • Herma de Fernando Chagas Riet, de 1961, na Secretaria da Agricultura em Porto Alegre.
  • Herma de João Batista Fico, de 1962, na PraçaGaspar Silveira Martins em Bagé.
  • Herma de Alcides Maia, de 1963, na Praça Gal. Daltro Filho em Porto Alegre.
  • Cabeça de Assis Chateaubriand, de 1969, na TVE em Porto Alegre.
  • Herma de Oswaldo Vergara, de 1974, na Praça da Matriz em Porto Alegre.
  • O Cristo Crucificado, de 1976, sua penúltima obra, está exposta na Capela dos Jesuítas em Porto Alegre.
  • Herma de Raul Pilla, de 1977, foi seu último trabalho ao ar livre, instalado na Praça Raul Pilla em Porto Alegre. Por vandalismo, foi furtado o busto em bronze.

Finalmente, além do acervo da família Caringi, inúmeras peças de pequeno e médio porte foram adquiridas por particulares espalhados por diversas cidades do Brasil. Obras suas figuram em galerias oficiais e particulares de Munique, Berlim, Nápoles, Detroit, Nova Iorque, Montevidéu, Buenos Aires e de cidades em outros países.

     LIVROS

      Para saber mais da vida e obra de Antonio Caringi há os seguintes livros:

Caringi (Trabalhos produzidos entre 1934-1944)
Sociedade Felipe de Oliveira
Porto Alegre, Ed. Globo, 1944

A escultura de Antônio Caringi – Conhecimento, Técnica e Arte.
Antonina Zulema Paixão
Pelotas, Ed. Universitária UFPel, 1988

Antônio Caringi – O escultor do Rio Grande do Sul em seu centenário
Rodrigues Till
Porto Alegre, Ed. Evangraf, 2005

Antônio Caringi – O escultor dos pampas
Luiz Antônio de Assis Brasil e Paulo Gomes
Fotos de Eurico Salis
Porto Alegre, Ed. Nova Prova, 2008

 

          Parabéns pelo histórico feito em homenagem ao nosso grande mestre da escultura, Antônio CARINGI.
Vinícius Ribeiro – Escultor
São Luiz Gonzaga / RS

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